22 de outubro de 2011

CONSTRUINDO SONHOS E SORRISOS

No primeiro semestre de 2009, surgiu novo Projeto junto a Etnia Cigana do Bairro Planalto, pelo PIAC da Universidade de Uberaba, Universidade Cidadã com o sub-título CONSTRUINDO SONHOS E SORRISOS.
Para a realização deste Projeto, contamos com uma parceria com o Núcleo de Práticas Odontológicas da Universidade. O mesmo, consistia em realizar o sonho da cigana Ilda, considerada a matriarca da etnia cigana do Bairro Planalto em Uberaba-MG., ela já muito doente, diagnosticada com câncer no reto, e também sentia terríveis dores de dente, precisava fazer um tratamento dentário muito delicado, pois sendo portadora de câncer, não podia ser qualquer um para extraí-los e colocar uma dentadura, exigia cuidados especiais, profissionais gabaritados.
Equipe do Núcleo de Práticas Odontológicas
da Universidade de Uberaba
Foram seis meses de intensiva luta, para realizar este Projeto, que exigia de nós levantar às 6:00hs da manhã, levar alimentação para a cigana suportar o tratamento dentário, acompanhá-la como responsável durante toda extração dos dentes, levá-la de volta, ora ao Hospital Hélio Angotti para o tratamento da quimioterapia, ora para sua tenda.
Cigana Ilda e Suely na Policlínica da Universidade de Uberaba

Felizmente, graças ao profissionalismo dos Professores que abraçaram a causa, conseguimos realizar este sonho da cigana. Ficou lindo o seu sorriso. Pena que, com o passar do tempo, e o agravamento da doença, no tira e põe a dentadura, para alguns procedimentos médicos, quando internada, a cigana optou por não mais usar os dentes postiços.

Estes trabalhos coordenados pela acadêmica Suely Braz Costa, encontram à disposição, arquivados, na secretaria do PIAC  com documentação completa, escrito e fotografado todos os encontros e atividades junto à etnia cigana do Bairro Planalto de Uberaba-MG.

UNIVERSIDADE DE UBERABA - RESPONSABILIDADE SOCIAL